rodízio, e daí?

Coisa chata!
Hoje é dia do meu rodízio, não posso sair com meu carro no centro expandido das 07h às 10h e das 17h às 20h. Isso acontece desde 96 por causa da lei criada pela secretaria do meio ambiente para diminuir o número de carros nas ruas e os poluentes no ar.
Não apoio a lei e não me esforço em nada! Não sou revoltada, é que o transporte público aqui é um horror!
O primeiro sonho do cidadão paulistano é ter carro. O apartamento e o investimento ficam para depois.

Fiz uma pesquisa rápida pela internet e descobri uns dados interessantes sobre o metrô, que deveria ser o melhor meio de transporte.
Quando o rodízio começou, a cidade tinha 33,7km de metrô, agora, depois de 11 anos, tem 61,3km e é só.. A área de São Paulo é de 1.530 km quadrados. Tá fácil, né!
Fazendo uma comparação com as outras grandes cidades do mundo, a cidade do México, que também tem rodízio de carros, tem 200 km de metrô. Paris, a cidade luz, tem 213 km. Madri 317 km e Londres, com o metrô mais antigo do mundo, tem 408 quilômetros de linha.
Agora, Nova Iorque a história é outra. Deixa todas as cidades com vergonha ou inveja. São 1.056km, 468 estações e 26 linhas diferentes.

Ainda acho lá no fundo que aqui tem jeito.
Pelos programas do metrô, eles pretendem expandir mais 28,5km e 25 estações até 2012. Ainda não é muito, mas ...
A linha 4 é que é o grande embrolho! Foi onde aconteceu o desabamento que matou 7 pessoas. Mais uma tristeza para a cidade.
A 5 já tem seis estações funcionando enquanto a 4 não tem nem ano de previsão de entrega.
Tinha prometido não falar mal da cidade. Só escrever pontos positivos.
Deixo isso para semana que vem!

7 comentários:

Anônimo disse...

...que promessinha ingrata essa sua, hein, Má?!!
Mas... o rodízio! eu fico 'presa' às quartas-feiras. Superdimensionando a coisa, é quase inconstitucional, pois limita o direito de o cidadão ir e vir.
E no fim das contas passou de 'medida ambiental' para uma pseudo-solução para o trânsito. Como tudo no Brasil, uma piada...
bem escrito, Má, boas pesquisas!! Legal mesmo WW

Anônimo disse...

Legal mesmo, Má! Quem nunca tomou multa de rodízio? Ou porque esqueceu ou porque não tinha outro jeito mesmo...
Aqui eu não tenho carro nem a menor necessidade de um!! A cidade é praticamente toda coberta pelo metrô. Uma benção!!
Beijos.

Anônimo disse...

Já está começando a gostar de números, mais dez anos vai estar no ponto.
E daqui a trinta eu aprwndo a escrever.
beijos
Caio

Silvana Monteiro disse...

Metro??? eu to sabendo o que é isso!!!
Ja tinha visto em NY, e aqui na Espanha funciona tao bem quanto!

Silvana Monteiro disse...

quanto ao rodizio, fico revoltada com aquele caminhoes enormes da Av dos Bandeirantes, que poluem em 01 acelerada o que meu carro polui em 01 ano!

Anônimo disse...

Rodízio enche o saco, mas é necessário. Sobre o metrô... Você já tentou entrar no trem na estação Sé, por volta das 18h?
Absurdo!!!!
Bom texto, já o metrô...

Beijos.

César Augusto disse...

uma duvida. não seria justo baixar o ipva em 1/7 para carros registrados em sao paulo? voce paga imposto para usar o carro e nao pode usa-lo. adorei o blog. virei fregues.