Mudem já!

A pesquisa "Viver em São Paulo", realizada pelo Ibope, em parceria com o Movimento Nossa São Paulo, mostrou que 55% dos paulistanos deixariam a cidade para morar em outros municípios.
Olha que delícia se a cidade ficasse assim todos os dias...
O estudo, divulgado nesta quinta-feira (24), ouviu 1.512 pessoas entre os dias 5 e 14 de janeiro na capital paulista. A nota média dada pelos entrevistados para a qualidade de vida em São Paulo ficou em 6,7. O Ibope ouviu os paulistanos sobre como é viver na cidade, às vésperas do aniversário de 454 anos. 50% acham que São Paulo é um lugar "bom" para se morar e 5% classificam como "péssimo". Mesmo entre os 17% que consideram "ótimo" viver no município, o índice dos que mudariam para outras cidades é alto: 37%. O índice de pessoas que julgam a qualidade de vida na cidade ruim, quase péssima, também ficou em 37%.
Além da possibilidade de êxodo, a pesquisa mostra uma percepção de que os investimentos públicos são voltados "para a população rica": 77% dos entrevistados disseram concordar com essa afirmação. 74% dos paulistanos também acreditam que há pouca eficiência nas instituições públicas na cidade.
Uma das maiores preocupações dos paulistanos é com a segurança pública. Entre os entrevistados, 58% consideram a cidade "pouco segura" e 29% "nada segura". Apenas 1% considera o município "muito seguro". 20% dos entrevistados admitiram já terem sido assaltados, agredidos ou vítimas de algum delito. A saúde pública também é mal avaliada: 70% se dizem insatisfeitos com os serviços.
Perspectiva para o futuro:
Os pesquisadores do Ibope também questionaram os paulistanos sobre as perspectivas para os próximos seis meses: 56% acham que a inflação vai aumentar, 45% que o desemprego vai crescer e 41% que haverá mais desigualdade social. Além disso, 50% acreditam que a própria renda permanecerá inalterada. As eleições municipais não despertam o interesse dos paulistanos, de acordo com a pesquisa. 33% dos entrevistados dizem não ter "nenhum interesse" nas votações, 21% "pouco interesse" e 25% "muito interesse". 60% acreditam que a qualidade de vida não mudará com as eleições deste ano. Em relação às atividades culturais e de lazer dos moradores de São Paulo, 62% declararam não ter ido nenhuma vez ao cinema nos últimos 12 meses, 42% não estiveram em praças ou parques, 80% não foram a bibliotecas e 81% não freqüentaram teatros, espetáculos de dança ou concertos.

Do G1, em São Paulo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu faço parte dos 45% que não mudaria de cidade! Eu adoro essa bagunça!
Claro que a falta de segurança me incomoda. Alias, ar-condicionado no carro não é frescura, é segurança!
Marcela

Aline disse...

Eu amo São Paulo, mas confesso que mudaria muitas coisas. Tenho certeza que ela ainda vai ser um ótimo lugar pra se viver...

Anônimo disse...

...eu mudaria, sim. Tenho pensado muito nisso, já há coisa de quase três anos. Obviamente, não é uma decisão qualquer. Demanda muitos 'pôr na balança'. E não simplesmente pela cidade, e sim pelas pessoas que nela vivem. Mudar de cidade é mudar de vida - e como se muda uma vida, uma existência?
O fato é que não nos damos conta de a quantos sacrifícios somos submetidos diaramente em razão da neura que é viver aqui. Hoje, por exemplo, olhei pro lado e vi minha bolsa em cima do banco do passageiro. E me perguntei, irritada: mas por que 'catso' eu não posso deixar a porra da minha bolsa onde eu bem entendo? Não posso. Não podemos quase nada. E não nos damos conta...
WW